logo

Cap. 87

Ilustração com um fundo dois terços preto e branco no terço inferior. Na parte inferior, está a silhueta de meio corpo de um nativo americano, com três grandes penas ornamentndo a cabeça, segurando uma machadinha com a mão direita. Ao fundo, na parte preta, aparecem os dentes superiores e inferiores de um lobo.

— Noite da Raposa me pediu para cuidar dele. – defende-se Nokomis, tentando livrar seu braço, que está sendo puxado violentamente.

— Ela não é sua mãe! – rebate a mulher mais velha. — Ela não é a chefe e não manda na aldeia. Vamos sair daqui!

O grande nativo segue as ordens da mulher e começa a arrastar a jovem pela tenda.

— Pare! – a voz de Noite da Raposa entrando interrompe o avanço do indígena tal qual um tapa de urso.

— Ela é minha filha. – retruca a mulher. — Ele (apontando para o indígena) será o esposo dela (Nokomis balança negativamente a cabeça em protesto). Ela vem com a gente.

— Chuva Quente, - dirige-se firmemente Noite da Raposa à mulher. - ela está me fazendo um favor, cuidando da vida de uma pessoa.

— Um branco! – protesta Chuva Quente.

Noite da Raposa: — Chega de ódio. Chega de mortes.

Chuva Quente: — Você continua querendo mandar em tudo, em todos, mas você não manda. Você não é nada. É só uma velha louca que acha que fala com os espíritos porque ninguém mais fala com você. Noite da Raposa, dirigindo-se para o grande nativo: — Dente de Lobo, largue o braço de Nokomis, por favor. Não precisamos de violência aqui.

O nativo está dividido. Ele nem queria estar ali, mas Chuva Quente o fez vir para zelar pela honra de sua noiva, mesmo ele não pensando em se casar com ela, que considera muito magra e esquisita com toda aquela conversa de ouvir os espíritos.

O homem larga abruptamente o braço da moça e, já saturado com a situação e as ordens daquelas mulheres, segue desembestado rumo à saída da tenda.

Westwood não entendeu uma única palavra de toda aquela discussão, mas, vendo Dente de Lobo vindo em sua direção com ódio no olhar, prepara-se para não ser pego novamente desprevenido, como ocorreu nos três últimos dias.

Dente de Lobo gira o tronco para desviar de Noite da Raposa e é atingido no queixo pelo padre, postado logo atrás da curandeira.

Noite da Raposa, assustada e em inglês: — O que foi que você fez?

— Acertei ele primeiro. – vangloria-se Westwood, cuja satisfação se desfaz conforme o nativo se levanta e vai crescendo em direção a ele.

“É claro que ele iria se levantar”, pensa o padre enquanto se prepara para o impacto.
 

Texto Anterior Próximo Texto